Educação Física

O curso

O Curso de Bacharelado em Educação Física tem como propósito articular o ensino, a pesquisa e a extensão, visando a formação profissional para a atuação na área da saúde. Durante o curso são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas, voltados aos serviços de saúde, visando a inserção dos futuros profissionais em equipes multidisciplinares, tendo como metas a promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como a prevenção e o tratamento de patologias, especialmente as de caráter crônico e de saúde pública. Os eixos nucleares do Curso de Bacharelado em Educação Física têm como referência a produção do conhecimento acadêmico-científico e a intervenção profissional em Educação Física, direcionada aos diferentes espaços e práticas sociais (esporte, lazer, cultura, políticas sociais), com ênfase nas questões que envolvem a saúde coletiva.

Perfil

As habilidades e as competências que devem ser adquiridas durante o Curso de Bacharelado estão fundamentadas em uma perspectiva de formação crítica, capaz de assegurar um modelo de formação de profissionais comprometidos com a práxis social, atuando de forma crítica e criativa, tanto na produção como na transmissão do conhecimento, visando o bem-estar dos sujeitos e da sociedade como um todo. Neste modelo de formação curricular, pensar no desenvolvimento de competências significa tratar, sobretudo, da dimensão do trabalho humano como uma práxis transformadora. Isto significa, em outras palavras, capacitar os futuros profissionais para compreenderem as relações de trabalho, sua intervenção no processo produtivo e na realidade social, buscando mudanças e transformações.

O processo de formação humana visa preparar indivíduos que assumam papéis sociais relacionados à vida coletiva e ao uso adequado e responsável de conhecimentos e habilidades. Portanto, o que se busca neste projeto curricular é a preparação de sujeitos que atuem com competência em diferentes situações e contextos. Os compromissos norteados pelo CNE/CES 2004 (resolução N° 7), apresentado no Artigo 6º, parágrafo 1º, define as competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica que deverão constituir a concepção nuclear do projeto pedagógico de formação do graduado em Educação Física. De acordo com esses compromissos norteadores, a formação deve ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, visando a aquisição e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Carreiras

A atuação profissional do Bacharel em Educação Física envolve a intervenção nos diferentes espaços e dimensões da saúde, educação esportiva e lazer dentro da perspectiva das práxis pedagógica e social; e o diagnóstico dos interesses, das expectativas e das necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais), de modo a planejar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de educação física, na perspectiva da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e de outros campos que oportunizem práticas corporais.

Modalidade

8 semestres

Predominantemente Noturno

 

E-MEC 201358610

Campus Jatobá – Cidade Universitária
BR 364, km 195, nº 3800
CEP 75801-615

CONTATO

Telefone: (64) 3606-8306

 

E-mail: educacaofisica@ufj.edu.br

Avaliações do curso