Museu de Arte Contemporânea de Jataí (R. Castro Alves, 468 - Centro, Jataí - GO)
O projeto de extensão “Psicodrama Público“, vinculado ao curso de Psicologia da UFJ, visa promover um espaço coletivo e comunitário de cuidado em saúde mental e compartilhamento das nossas vivências através do Psicodrama e convida a toda comunidade acadêmica e externa para participar do próximo encontro do projeto, com o tema “O Elogio do Fracasso”.
Rua Léo Lince - Em frente a Praça Universitária do Campus Riachuelo
O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar (NEAAF/UFJ) convida toda a comunidade acadêmica e externa para a terceira edição da Feira Popular e Solidária da UFJ.
A Feira é um espaço para atividades culturais e para conectar agricultores familiares, artesãos, empreendedoresda economia solidária e consumidores, promovendo a troca de ideias e incentivando uma economia mais sustentável a todos.
Data: 17/10/2025
Horário: das 17h às 22h
Local: Rua Léo Lince (em frente ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (Praça Universitária)) – Campus Riachuelo
Biblioteca Flor-do-Cerrado e Biblioteca Binômino da Costa Lima (Campus Riachuelo)
O SIBI/UFJ convida toda a comunidade acadêmica para as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, com a seguinte programação:
21 de outubro
Encontro às cegas com um livro (nas duas bibliotecas)
Pílulas Literárias (nas duas bibliotecas);
Feira de troca de livros (Biblioteca Flor-do-Cerrado);
22 de outubro
Feira de troca de fotografias (Biblioteca Flor-do-Cerrado);
Encontro às cegas com um livro (nas duas bibliotecas)
Pílulas Literárias (nas duas bibliotecas);
Feira de troca de livros (Biblioteca Flor-do-Cerrado);
23 de outubro
Exibição do filme “Coração de Tinta” (Biblioteca Flor-do-Cerrado, às 18h45, no hall do piso superior).
Encontro às cegas com um livro (nas duas bibliotecas)
Pílulas Literárias (nas duas bibliotecas);
Feira de troca de livros (Biblioteca Flor-do-Cerrado);
Além disso, também será realizada a Semana do Perdão, com abatimento de multas mediante doação de alimentos não percíveis (exceto sal e fubá), todos os dias nas duas bibliotecas.
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece/UFJ), em parceria com a Biblioteca do Sesc Jataí, convida toda a comunidade acadêmica e externa para a Apresentação Poética de Carol Dall Farra (RJ).
Auditório do Curso de Direito - Campus Jatobá da UFJ
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece/UFJ), em parceria com a Biblioteca do Sesc Jataí, convida toda a comunidade acadêmica e externa para a Roda de Conversa com a autora Tânia Souza (MS) e o autor Marcelo Soares Lima (PB).
O evento é organizado pela Comissão de Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica e Fortalecimento das Licenciaturas de UFJ e visa promover a integração e o fortalecimento das licenciaturas da UFJ, criando um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências entre discentes, docentes e comunidade escolar, com foco na valorização da formação de professores a partir das políticas de formação inicial e continuada.
Programação
Dia 23/10
Abertura oficial – 14h00 – 14h30
Mesa de abertura com representantes da reitoria da UFJ e da comissão.
Apresentação cultural: música, dança, teatro ou grupo estudantil – 15 minutos
Palestra e discussão ampliada – 14h30 – 17h00
Tema central: Um contexto geral sobre o impacto da resolução 04/2024 para os cursos de licenciatura. Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – FURG ou Profa. Dra. Lueli Nogueira Duarte e Silva – UFG
Público-alvo: docentes, discentes e convidados externos.
Mediadores: Professores Dr. Murilo Borges e Dra. Camila Oliveira (PPGE – UFJ)
Dia 24/10
Roda de conversa – 14h00 – 17h00
Tema central: As implicações da Política de Formação de professores da Educação Básica da UFJ nos cursos de licenciatura
Mediadores da roda: Profa. Dra. Halline Mariana e Prof. Dr. Rafael Siqueira.
Público-alvo: Docentes e NDEs dos cursos de licenciatura da UFJ e convidados externos (Secretarias de Educação Estadual e Municipal)
A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFJ e o Sesc-Jataí convidam a comunidade acadêmica para a Oficina Pa’lavrar, com Radi Oliveira (BA).
Radi Oliveira é Graduada em Pedagogia, educadora social, mediadora de leitura, poeta e compositora. Cofundadora do Sarau FlorAção do Verso e Narradores de Antônio, onde já desenvolveu oficinas literárias e vivências poéticas. Coordenadora Educacional do ILLER Instituto Lítero-c Leitura e Escrita do Recôncavo e do Projeto Poesia Ouvida. Integrante do Quilombo Amefricano de Literatura em comitiva e atuação literária entre Brasil Colômbia e Cuba. Poesias publicadas em antologias e revistas. Vem participando de programação literária do Sesc Bahia, a exemplo da FLISAJ e da FLIPELÔ, além de outras festas no Estado, como integrante de mesas de debate e performances literárias. Instagram: @cantodepoeta
A oficina prevê vivência em oralidades, leituras e escritas fazendo uso de diferentes gêneros literários e modalidades líteroculturais, contextos, narrativas e escuta de si e do terpoesia das coisas e das pessoas – instigar e inspirar – evocar e celebrar memórias e identidade. Com exercícios de escuta, leitura dramática e prática de escrita criativa com feitura individual e coletiva, social, a oficina evoca o sentir e o produzir literatura por cada participante, convidando-o a ser protagonista. Indicada para jovens e adultos, podendo, no entanto, ser adequada às crianças.
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFJ e a Biblioteca do Sesc-Jataí convidam a comunidade acadêmica para a Oficina Contação de histórias de inspiração griô e literatura infanto-juvenil Negra, com Sinara Rúbia (RJ).
Sinara Rubia é educadora, escritora e contadora de histórias, com mestrado em Relações Étnico-Raciais e graduação em Letras Português-Literatura, atualmente pós-graduanda em História da África e Diáspora Atlântica. Atua como pesquisadora em Literatura Infantojuvenil Negra e Contação de Histórias de Inspiração Griô.
A oficina é uma formação para a sensibilização e compreensão da importância de narrativas negras no cotidiano de crianças e adolescentes e a compreensão de quais são os prejuízos de negligenciar esse tema nessa faixa etária.
Para alcançar esse objetivo central o curso trabalha uma metodologia própria, que qualifica professores/educadores na Arte de Contar Histórias de Inspiração Griô e Escrita Criativa e uma imersão num amplo acervo de literatura Infantojuvenil Negra, que promove um letramento racial crítico, que contribui para a formação de Educadores Antirracistas.